http://liberal.com.br/cultura/teatro/grupo-teatral-faz-sessoes-para-alunos-de-hortolandia/
Grupo teatral faz sessões para alunos de Hortolândia
Em vez de ocupar um palco fixo, trupe de Santos se apresenta em caminhão-contêiner atendido somente por energia solar

O grupo Teatro a Bordo, de Santos, apresenta os espetáculos sustentáveis “Embornal de Histórias” e “De Sol a Sol” no estacionamento do Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, em Hortolândia. Além das sessões, a trupe organiza uma série de atividades culturais nesta sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 15h30 às 19h30, com entradas gratuitas.Ao invés de ocupar um palco fixo, o Teatro a Bordo utiliza energia solar para iluminar seus espetáculos, que são encenados no caminhão-contêiner que o grupo utiliza para se deslocar pelo País, carinhosamente apelidado “Caixola”, com o qual o grupo circula há oito anos. A ação é uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com o Instituto CCR, e viabilizada através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O projeto do Teatro a Bordo já foi visto por mais de 350 mil pessoas em cerca de 170 cidades do País. A partir do ano passado, o grupo passou a utilizar eletricidade gerada a partir da energia solar. Já os equipamentos de sonorização funcionam por meio de um sistema híbrido, que usa gerador e energia solar. Com isso, o grupo consegue fazer apresentações para até duas mil pessoas.
Nesta sexta, das 9h às 16h30, o grupo fará um cortejo nas Emef (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral e Jardim Amanda 1. Às 17h, o cortejo segue para o Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso, que engloba a Escola de Artes Augusto Boal. Amanhã, o Teatro a Bordo convida o público para se apresentarem a Companhia de Teatro São Genésio e o grupo de dança Afro Oju Obá.
Já as grandes atrações da programação, que são os espetáculos caiçaras “Embornal de Histórias” e “De Sol a Sol”, que serão encenados amanhã às 17h e às 19h30, respectivamente. “Embornal de Histórias” é composto por dois populares, “O Compadre da Morte e Quirino” e “O Vaqueiro do Rei”, assinados por Douglas Zanovelli. Já “De Sol a Sol”, o público poderá conferir as histórias “Pequeno Sol”, “Menino da Gaita”, “Passeio de Barco” e “Mulher do Lobisomem”.
A programação terá ainda outras atividades abertas ao público, também gratuitas, como a oficina-intervenção “Bonecos Brincantes” e exibição de vídeos educativos sobre energia solar e sustentabilidade, produzidos pelo Instituto Ideal, de Florianópolis, que ocorrerão também ao longo do dia de amanhã.
ACONTECE: O Grupo Teatro a Bordo realiza atividades nesta sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 15h30 às 19h30. A entrada é gratuita. O Centro Cultural Inês Aparecida da Silva Afonso fica na Rua Casemiro de Abreu, s/n, Jardim Amanda. Informações pelo telefone 3819-0518.