Mais um ano de sol e teatro a bordo do contêiner pelas estradas brasileiras! O projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol renovou suas parcerias para a circulação em mais 24 cidades brasileiras neste ano de 2017. A turnê, que iniciou no mês de abril, vai até o mês de novembro contando com apresentações de teatro, performances circenses, oficinas educativas e apresentações de artistas locais. Um público de 36mil pessoas é esperado nestes 48 dias de apresentações pelas cidades localizadas ente os estados de SP, RJ, PR e MS.
O projeto, que neste ano de 2017 completa 10 anos de criação, já circulou por mais de 200 cidades brasileiras contando com um público de 400mil pessoas. Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.
“Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.
Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, podemos atender a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.
O Projeto Teatro a Bordo – De Sol a Sol tem a apresentação do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com o apoio da J.Leiva Cultura & Esporte, SS Solar, apoio institucional do Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, apoio operacional da Exsergia e apoio local das Prefeituras Municipais.
Confira aqui a nossa agenda e acompanhe a programação nas cidades: QUANDO E ONDE