O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, contando com apresentações gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em seu contêiner-palco que viaja por todo o país.

As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos, com acesso gratuito e irrestrito da população, abrindo suas cortinas também para o artista da cidade, proporcionando o intercâmbio cultural e a valorização da cultura local.

O projeto tem onze anos de estrada e foi visto por mais de 500 mil espectadores em aproximadamente 300 cidades brasileiras. Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias!

“Com o apoio do Instituto Ideal, instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, podemos atender a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.

PARCEIROS:

São 11 anos de estrada. Para que fosse possível democratizar o acesso à cultura, levando espetáculos de forma gratuita para as mais diversas cidades brasileiras, contamos com a aprovação nas Leis de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de SP (ProAC), além do patrocínio de grandes empresas ao longo destes anos.

Para a circulação 2019, contamos com os seguintes parceiros: