Teatro a Bordo chega a Jundiaí no dia das crianças
com sua Caixola Brincante para celebrar a cultura do brincar
Com inspiração nos brincantes populares e no imaginário infantil, o grupo chega ao Parque da Cidade com apresentações e brincadeiras gratuitas em seu caminhão-palco
Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estaciona na semana do dia das crianças, dias 11 e 12 de outubro, no Parque da Cidade, Rod. João Cereser, Km 66 – Pinheirinhos, Jundiaí, com atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR AutoBAn.
Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, coordenador geral e produtor do Grupo Teatro a Bordo.
O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.
O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com apoio da CCR AutoBAn e apoio local da Prefeitura de Jundiaí, DAE Jundiaí e Parque da Cidade.
Confira a programação:
LOCAL: PARQUE DA CIDADE, ROD. JOÃO CERESER, KM 66 – PINHEIRINHOS
DIA 11 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA
A partir das 9h: Cortejo de Chegança dos Artistas nas escolas da cidade (manhã e tarde)
10h30: ATIVIDADE “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Brincadeiras de rua | Instalação de brincar)
11h30: OFICINA DE CONFECÇÃO DE BONECOS – FITA, PAPEL, BONECOS!
(até 60 participantes – distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência)
13h30 – ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS” (Apresentação de Artistas locais)
14h: TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE”
15h: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Brincadeiras Cantadas)
Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo:
Instagram @teatroabordo ou no site www.teatroabordo.com.br
Fotos de divulgação em alta para download: (créditos: Divulgação/Danielle Rosa)
Nesta pasta -> https://drive.google.com/drive/folders/1V2ftcjq3oR2KQvJZ6J9aEioYZooO1KId
CORTEJO DE CHEGANÇA
Duração de 60min. Para todas as idades.
Assim como faz o circo, no dia anterior ao espetáculo, os artistas farão cortejos pelas ruas e praças da cidade divulgando o projeto e convidando o público para as apresentações, em abordagens interativas e brincantes, utilizando bonecos e muita música! Artistas locais serão convidados a integrar o cortejo e brincar com o público. Com Artistas Locais e Grupo Teatro a Bordo.
Duração de 1h30min. Para crianças a partir de 6 anos de idade.
Alguns montes de jornal velho, um pouco de cola e vários metros de fita crepe. Essa é a nossa receita para dar vida a novos seres do nosso imaginário, do rascunho ao figurino, passo a passo, do lixo ao lúdico. Com Daniel Meirelles, do Bando Pero No Mucho.
Atividade Interativa. Duração de 30min. Para todas as idades.
O Grupo Teatro a Bordo convida um artista ou coletivo para fazerem uma interação com o público para aquecer suas “caixolas”. A apresentação artística é livre, e pode ser performance teatral, circense ou musical. Este é um espaço de valorização do artista e da cultura local.
Atividade interativa. Duração de 60min. Para todas as idades.
O público será convidado a brincar e interagir com elementos brincantes da cultura popular brasileira, incentivando o movimento e o convívio social. O movimento é a primeira forma que o ser humano se expressa com o mundo e, na criança, esse movimento é vivenciado e comunicado a partir do brincar. Brincar é urgente e necessário, para todas as idades! Brincar é vida, é a vitalidade que equilibra o mundo! Com a coordenação de Fernanda Iannuzzi, do Quintal Tangará, e participação do Grupo Teatro a Bordo.
Espetáculo teatral. Duração de 60min. Para todas as idades.
Caixola Brincante é um espetáculo que transporta o público ao universo das brincadeiras e manifestações populares, com um enredo que se desenvolve a partir de uma trupe de artistas que resolve deixar fluir a sua criança interior. Utilizando bonecos, alegorias, músicas, danças e interação com o público, fazem um passeio de volta à infância, mergulhando nas suas lembranças, resgatando a alegria das brincadeiras e toda a magia e riqueza das tradições populares. Texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa, Direção de Luiz Mário Vicente. Com Cida Cunha, Dani Rosa, Daniel Meirelles, Diego Andrade e Leo Porto. Realização Grupo Teatro a Bordo.
Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.