Fotos de Palmas/TO – Dias 04 e 05 de Setembro de 2023Fotos de

Teatro a Bordo chega a Palmas com sua Caixola Brincante 

para celebrar a cultura do brincar 

Com inspiração nos brincantes populares e no imaginário infantil, o grupo chega à capital do Tocantins com apresentações e            brincadeiras gratuitas em seu caminhão-palco, com apoio do Instituto CCR e da CCR Aeroportos.

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estaciona nos dias 04 e 05 de setembro em frente à Escola ETI Professor Fidêncio Bogo, na zona rural de Palmas, no Bairro Taquaruçu Grande, com atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Aeroportos.

Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz                       a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, coordenador geral e produtor do Grupo Teatro a Bordo.

O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público  não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com apoio da CCR Aeroportos e apoio local da Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Confira a programação:

PALMAS/TO

LOCAL: EM FRENTE À ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) AGROECOLÓGICA PROFESSOR FIDÊNCIO BOGO, ( T0 020 KM 11 LOT. MARMELADA, 11 – TAQUARUÇU GRANDE, ZONA RURAL)

Atividades Gratuitas

DIA 04 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

À partir das 9h: Cortejo de Chegança dos Artistas na escola

10h às 10h30: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Brincadeiras de rua – no Quiosque dentro da Escola)

13h30 às 15h: Oficina de Criação de Bonecos “FITA, PAPEL, BONECOS” (Atividade dentro Escola, até 50 crianças)

DIA 05 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

8h30 às 9h – ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS” (Apresentação de Artistas locais)

9h00 às 10h – TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE”

10h às 10h30: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” (Brincadeiras Cantadas)

Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo: 

Instagram @teatroabordo ou no site www.teatroabordo.com.br 

Fotos de divulgação em alta para download: (créditos: Divulgação/Danielle Rosa) 

Nesta pasta -> https://drive.google.com/drive/folders/1V2ftcjq3oR2KQvJZ6J9aEioYZooO1KId

SINOPSES:

CORTEJO DE CHEGANÇA

Duração de 60min. Para todas as idades.

Assim como faz o circo, no dia anterior ao espetáculo, os artistas farão cortejos pelas ruas e praças da cidade divulgando o projeto e convidando o público para as apresentações, em abordagens interativas e brincantes, utilizando bonecos e muita música! Artistas locais serão convidados a integrar o cortejo e brincar com o público. Com Artistas Locais e Grupo Teatro a Bordo.

OFICINA DE CRIAÇÃO DE BONECOS “FITA, PAPEL E BONECOS”

Duração de 1h30min. Para crianças a partir de 6 anos de idade.

Alguns montes de jornal velho, um pouco de cola e vários metros de fita crepe. Essa é a nossa receita para dar vida a novos seres do nosso imaginário, do rascunho ao figurino, passo a passo, do lixo ao lúdico. Com Daniel Meirelles, do Bando Pero No Mucho.

AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS

Atividade Interativa. Duração de 30min. Para todas as idades.

O Grupo Teatro a Bordo convida um artista ou coletivo para fazerem uma interação com o público para aquecer suas “caixolas”. A apresentação artística é livre, e pode ser performance teatral, circense ou musical. Este é um espaço de valorização do artista e da cultura local. 

BRINCAR EM TODO LUGAR

Atividade interativa. Duração de 60min. Para todas as idades.

O público será convidado a brincar e interagir com elementos brincantes da cultura popular brasileira, incentivando o movimento e o convívio social. O movimento é a primeira forma que o ser humano se expressa com o mundo e, na criança, esse movimento é vivenciado e comunicado a partir do brincar. Brincar é urgente e necessário, para todas as idades! Brincar é vida, é a vitalidade que equilibra o mundo! Com a coordenação de Fernanda Iannuzzi, do Quintal Tangará, e participação do Grupo Teatro a Bordo.

CAIXOLA BRINCANTE

Espetáculo teatral. Duração de 60min. Para todas as idades.

Caixola Brincante é um espetáculo que transporta o público ao universo das brincadeiras e manifestações populares, com um enredo que se desenvolve a partir de uma trupe de artistas que resolve deixar fluir a sua criança interior. Utilizando bonecos, alegorias, músicas, danças e interação com o público, fazem um passeio de volta à infância, mergulhando nas suas lembranças, resgatando a alegria das brincadeiras e toda a magia e riqueza das tradições populares. Texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa, Direção de Luiz Mário Vicente. Com Cida Cunha, Dani Rosa, Daniel Meirelles, Diego Andrade e Leo Porto. Realização Grupo Teatro a Bordo.

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Teatro a Bordo